fbpx

Balão Ajustável de 1 Ano

balao-spatz-3-logo

Uma Nova Proposta de Tratamento com Balão

Esse é o balão SPATZ 3. Esse balão traz no seu conceito uma nova proposta de tratamento, com três diferenças no tratamento que outros balões não apresentam: o tempo de permanência e a possibilidade de reajustes de volume para mais e para menos. Teoricamente apresenta os mesmos riscos e resultados dos outros balões, no entanto, devido à essas características especiais, tem menor índice de retiradas precoces por intolerância devido à possibilidade de reajuste para menos volume e melhor promoção de reeducação alimentar devido a possibilidade de permanecer 1 ano no estômago.

balao-spatz-3

Adaptação do balão pelo nosso organismo

É sabido que a principal perda de peso com balões gástricos ocorre logo nos 3 primeiros meses. Estudos mostram que mais de 70% da perda que vai ocorrer em um paciente com o tratamento do balão, será nesse período. Depois disso ocorre uma verdadeira adaptação do balão e a perda de peso se torna mais difícil devido, especialmente, a diminuição da saciedade que antes era bem provocada pela própria presença do balão. Com os balões regulares (de 6 meses) é possível buscar essa saciedade com a administração de uma dieta adequada por um profissional habilitado. No balão ajustável, além dessa possibilidade, é possivel também reajustar o balão com mais volume, aumentando o grau saciatório do paciente e, teoricamente, ajuda-lo a potencializar os 30% de perda de peso em kg que ainda ocorrerão.

Por isso o tratamento com o balão SPATZ 3, salvo essas duas caracteristicas descritas, difere pouco do tratamento com o balão regular, e envolve obrigatoriamente tratamentos muldisciplinares com nutricionista, psicólogo e atividades físicas.

passo-a-passo-2a-balao-spatz-3

Intolerância

Da mesma forma, os sintomas desagradáveis que normalmente o implante dos balões regulares provocam, acontecerá também com o balão SPATZ 3. Apesar de toda orientação dada pela nossa equipe, alguns pacientes simplesmente não conseguem lidar com esse desconforto, o que poderia motivar a retirada precoce do balão da câmara gástrica. Com o SPATZ 3 é possível reduzir apenas o volume do balão, trazendo mais conforto e tolerância e potencialmente impedindo que o mesmo seja retirado precocemente, preservando assim o investimento feito.

Reajustes

Essa é uma das peculiaridades importantes desse balão. Embora seja possível realiza-lo quantas vezes quisermos, o procedimento não é desprovido de riscos e também pode gerar mais custos a cada reajuste realizado. Isso deve ser considerado pelo paciente que intenta colocar esse balão. Os principais motivos que justificam um reajuste seria: 1. AUMENTO DO VOLUME – na tentativa de se aumentar a saciedade sentida pelo paciente ou 2. DIMINUIÇÃO DO VOLUME – para aumentar a tolerância do paciente ao balão se este está sendo muito desconfortável com o volume atual. Temos que reservar a possibilidade do reajuste somente para ocasiões bem especiais e bem determinadas. O paciente pode solicitar esse reajuste, mas isso deve especialmente ficar a critério médico, que é quem entende e está habilitado ao tratamento com balão.

passo-a-passo-1a-balao-spatz-3

Tempo de Permanência

Embora o custo do balão SPATZ 3 é maior, também deve ser considerado que seu tempo de permanência é maior, na verdade, o dobro dos balões regulares. Será que manter o balão mais tempo fará com que o paciente perca mais peso? Estudos mostram que é difícil se perder após 6 meses de permanência de qualquer balão. No entanto, certamente um tempo de permanência maior ajudará o paciente a promover melhor uma reeducação alimentar, manter o foco e propósito de emagrecimento, ajuda o organismo a manter a estabilidade de perda diminuindo as chances de reganho. Essas são as principais vantagens de permanência mais prolongada.

Procedimentos de colocação e retirada do balão SPATZ3

Praticamente, para um profissional habilitado, não há grandes diferenças técnicas de implante e explante do balão ajustável, sendo que o tempo de procedimento praticamente é o mesmo do balão regular. Há diferenças estruturais entre os dois balões: o balão ajustável apresenta uma espécie de rabicho aderido à sua estrutura (que nada mais é do que a própria válvula do balão) por onde é feito a injeção de volume, ou extração do mesmo. No balão regular a válvula é interna e não possui esse rabicho. Devido a presença dessa estrutura externa, algumas complicações são mais frequentes no balão ajustável do que no balão regular, tais como úlceras de contato na parede gástrica e, por consequência, hemorragias. Embora raras, ainda assim são mais evidentes nesse tipo de balão. Ambos os procedimentos, de implante e explante, inclusive reajustes, são de caráter endoscópico, sob sedação e não levam mais que alguns minutos para serem realizados.

Balão de 1 ano ou balão tradicional?

Uma comparação:

  • Ambos são balões gástricos com a intenção de provocar saciedade e funcionam muito bem se usados corretamente, ou seja, um protocolo de tratamento multidisciplinar
  • Não há relevância estatística na perda de peso entre esses balões, embora reajustes após 3 meses de permanência do balão demonstram uma perda maior de peso na segunda fase do tratamento
  • O balão SPATZ pode permanecer 1 ano dando mais tempo para o paciente promover reeducação alimentar
  • O balão Sistema Orbera pode permanecer 6 meses. A perda de peso depois desse tempo, com qualquer balão, é muito difícil.
  • O balão SPATZ pode ser reajustado a qualquer tempo, aumentando ou diminuindo seu volume, quantas vezes forem necessárias, no entanto há custos para isso a partir do 2o reajuste.
  • O balão Sistema Orbera não é reajustável e permanece com o volume inicial até o final
  • A principal perda de peso ocorre nos 3 a 4 primeiros meses, independente do balão usado, no entanto, com o reajuste do SPATZ pode se conseguir mais saciedade no final do tratamento, aumentando as chances de uma perda maior. após na fase final do tratamento
  • Ambos os balões ocasionam sintomas desagradáveis na fase inicial (primeiros dias) após inserção do balão. No Sistema Orbera o índice de retirada precoce (antes de 10 dias) motivados por esses sintomas é de 1 a 3% e no SPATZ esse índice beira a zero % se houver reajuste com redução do volume do balão
  • O SPATZ é especialmente bem indicado para superobesos e pacientes que querem colocar o segundo balão, mas praticamente possui as mesmas indicações que o balão Orbera
  • O SPATZ tem um custo 30% maior que o Sistema Orbera, porém permanece o dobro do tempo e é ajustável.