fbpx

Dicas de Sucesso do Tratamento

obalon_mittelO BALÃO – não faz milagres, mas funcionará para a maioria dos pacientes e, infelizmente, para alguns não. A média de perda de peso é entre 15 e 20% para mais de 80% dos pacientes que se submeteram ao procedimento de balão. Alguns pacientes perderão mais do que 20%, outros menos que 15%. Isto depende muito do metabolismo de cada pessoa, idade, predisposição genética à obesidade, antecedentes médicos de doenças como diabetes, hipotireoidismo e outros problemas hormonais, e principalmente do comportamente e adesão do indivíduo durante o tratamento.

Mas certamente o primeiro pilar e grande impulso deste tratamento para obter o sucesso no emagrecimento é a introdução do balão. Ele é a base do tratamento e o pontapé inicial para a sua mudança de vida.

O balão é um dispositivo de silicone flexível que é inserido no estômago por endoscopia e insuflado com soro fisiológico e um corante chamado azul de metileno, corante este biológico e não tóxico ao ser humano.

Desenvolvido para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, o uso do balão reduz a ingestão de alimentos e facilita a mudança de hábitos e estilo de vida. O balão foi liberado para uso em pacientes com IMC a partir de 27 kg/m2, ou seja, para pacientes com sobrepeso e que busca apenas efeitos estéticos.

O Balão é, portanto, uma alternativa para aqueles pacientes que não querem passar por um processo círúrgico irreversível, mutilante e com mais riscos de complicações. É também uma alternativa para aqueles que já tentaram dietas e redução de peso através de medicamentos sem sucesso.

Magenballon

 

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Além de proporcionar mais qualidade em suas refeições equilibrando e controlando a ingestão dos alimentos durante cada refeição, irá ajudá-lo a desenvolver bons hábitos que serão a chave para manter o peso após a retirada do balão.

O acompanhamento nutricional é também fundamental para diagnosticar fatores e antecedentes genéticos que podem levar ao sobrepeso, consequentemente à obesidade.
Você deve frequentar um nutricionista durante o tratamento se quer realmente que dê certo. Recomendamos que você seja acompanhado(a) por um nutricionista que já tenha experiência no balão gástrico. Devemos entender que o balão causará uma obstrução quase total do seu estômago e em cada fase do tratamento o jeito de comer muda. Além disso, alguns alimentos não são bem aceitos pelo balão e é o nutricionista que irá te ajudar a ter um tratamento mais seguro e eficaz.
O nutricionista é parte da receita para um bom resultado e nós podemos indicar uma especialista para você.

FASFVASZ

EXERCÍCIOS FÍSICOS MODERADOS

O componente do exercício físico é inestimável. Ele fornece não apenas uma avaliação básica pré-procedimento do nível de condicionamento do paciente, mas também demonstra as mudanças e melhoras na saúde geral, no condicionamento e na aderência do paciente após a colocação do balão intragástrico. Já foi demonstrado que os resultados em pacientes que praticam exercicios físicos durante a permanência do balão são maiores, no que tange a perder peso, do que naqueles que não praticaram exercícios regulares.

Quando combinado com outras mudanças no estilo de vida, o exercício é importante para a redução geral do peso corporal e da manutenção subsequente da perda de peso. Estudos mostram que esse é o principal fator diferencial entre aqueles que perdem e voltam a engordar daqueles que não voltam.

Mais motivação e qDDSFualidade de vida no seu dia a dia, com indicação dos exercícios físicos adequados à sua estrutura corporal e a sua condição de saúde (caso haja alguma comorbidade), que poderá potencializar e produzir resultados através da otimização dos gastos calóricos, além de orientações sobre postura e alongamentos ideais para você, proporcionando em uma perda de peso mais saudável. O exercício físico, além de tudo, fara uma substituição de massa gorda por massa magra, conferindo uma aparência pós emagrecimento muito melhor

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

O sobrepeso pode favorecer o surgimento de sintomas prejudiciais ao seu emagrecimento, como ansiedade, transtornos alimentares e até mesmo depressão.

O acompanhamento psicológico capacitado diagnostica estes problemas em graus variados de intensidade, tratando-os com seriedade e aumentando as suas perspectivas de sucesso no tratamento. Seu médico estará também apto a averiguar a indicação precisa de acompanhamento psicológico.

É essencial que antes de iniciar qualquer terapia de perda de peso, o paciente realize um profundo trabalho de mudança comportamental para se preparar para uma mudança na alimentação posterior a estes procedimentos e manter toda a programação necessária para a manutenção do peso perdido.

O psicólogo pode ajudar no sucesso do tratamento.