Nutricionista

Por que fazer acompanhamento com nutricionista especializado em balão gástrico?

Opinião do medico: Há uma tendência do paciente que almeja emagrecer com o balão gástrico em subestimar o valor do nutricionista nesse processo. Entendemos que possa ser natural esse sentimento em relação a este acompanhamento disciplinar, haja vista que muitos de nossos pacientes já estiveram no passado em acompanhamento com o mesmo, mas não conseguiram alcançar seus objetivos.

Em contrapartida, em nossa experiência, temos observado uma diferença relevante na perda ponderal entre aqueles pacientes que optaram e seguiram a risca as orientações deste profissional e aqueles que não o fizeram. A despeito disso, sabemos que o que sustentará a perda pós-retirada de balão será essencialmente um novo padrão alimentar e as atividades físicas.

Penso que essa será a grande vantagem do acompanhamento: aprender a comer. Dr. Gabriel Cairo é um profissional de minha inteira confiança, com larga experiência em acompanhar pacientes com balão no estômago, mais de 5000 pacientes já acompanhados e com um currículo invejável dentro da ciência da nutrologia.

Como se não bastasse, gostaria de lembrar o seguinte: introduzir e retirar o balão do seu estômago é a parte médica que me cabe e faremos isso da maneira mais segura possível. No entanto, após a colocação, durante os seis meses de permanência dele, haverão sintomas variados, que eu posso te ajudar a diminuí-los com medicamentos, mas o nutricionista pode resolvê-los de uma forma mais saudável, apenas mudando o caráter da dieta ingerida. Para tanto, Dr. Gabriel coloca a disposição de nossos pacientes, assim como eu, o celular pessoal, para ser acessado a qualquer tempo, o que certamente difere de um acompanhamento profissional suportado por convênios médicos.

Sempre digo aos pacientes que nos procuram: se você quer emagrecer faça sua parte, se você quer ser emagrecido, creio que não poderemos ajudar. Tudo o que você fizer, e fizer fielmente, para ajudar o processo de catalisação de perda proporcionado pelo balão, melhores serão seus resultados finais. Tudo o que você fizer aquém do que poderia ser o melhor, influenciará negativamente nesses resultados. Emagrecer não é fácil, mas vale a pena. Estaremos juntos nessa empreitada. Eu, você e o Gabriel, mas certamente o mérito maior do seu sucesso será de você mesmo.

Dr. Jimi Scarparo

Opinião do nutricionista:

O balão gástrico demanda um acompanhamento nutricional diferenciado para quem quer emagrecer usando esse artifício. São propostas diferentes para aqueles pacientes que nos procuram com esse intuito sem o uso do balão. Isso por que o balão gástrico causa obstrução parcial da luz gástrica e não aceitará qualquer alimento sobre ele, dando sintomas variados. Naturalmente nosso objetivo maior é proporcionar seu emagrecimento rápido, mas temos que respeitar sua fisiologia gástrica com a presença do balão. Então a idéia não é ficar sem comer, mas orientar o nosso paciente a ingerir a quantidade e a consistência ideal de cada alimento, buscando a saciedade precoce (satisfação), sem prejuízo nutricional. Esta é uma linha tênue que teremos que trilhar durante esses seis meses.

O raciocínio é simples: queremos desequilibrar matematicamente o balanço calórico diário - aumentando seu gasto, diminuindo seu consumo calórico diário, propiciando assim perda de peso, com boa gratificação cerebral, ou seja, sem frustação alimentar. Em nossa experiência, os pacientes que seguem o protocolo de tratamento, mudando assim hábito alimentar, não voltam a ganhar o que perdeu com facilidade – o famoso efeito “rebote”. Os estudos clínicos mostram que o balão tem média de perda de 20% do seu peso total nos seis meses, dos quais 10% serão no primeiro mês. Certamente também o mês mais difícil. Mas gratificante. Vários de nossos pacientes conseguiram até 30% do peso total, pois entenderam e mantiveram o foco do tratamento. O inverso também é verdade. Temos muitos outros que não conseguiram 10% no tempo total de tratamento, pois não seguiram com fidelidade a proposta do balão. Não é nossa função obrigá-lo a realizar adequadamente o tratamento, mas se você está disposto a isso, queremos ajudar.

Para que sua perda e manutenção da perda de peso tenham grandes chances de sucesso, temos um plano de consultas que facilita nosso paciente a seguir, seja pelo valor, seja pela logística:

  • Oito consultas em seis meses: duas no 1o mês – e uma/mês até o final do tratamento por um custo justo.
  • Se solicitado avaliação pré-colocação do balão.
  • Suporte a distância através de mídia eletrônica (e-mail) e disposição do meu celular pessoal para dúvidas.
  • Avaliação com bio-impedância

A nosso ver, o balão gástrico tem sido o último recurso, e certamente o mais eficiente, antes de se pensar em propostas cirúrgicas para o tratamento da obesidade. Eu e a equipe de médicos estamos interessados no seu sucesso, pois o seu sucesso será o nosso.

Atenciosamente. Dr. Gabriel Cairo