fbpx

BARRX® – TERAPIA POR RADIOFREQUÊNCIA DE ESÔFAGO DE BARRETT

O QUE É?

É realizado através de um exame endoscópico simples; não requer incisões ou cirurgias. BARRX pode minimizar o risco de desenvolver câncer de esôfago nos já portadores de esôfago de Barrett.

COMO É FEITO?

BARRX POR BALÃO

PROCEDIMENTO DE BARRX

Através de uma aparelho de endoscopia comum, que tem a capacidade de ser direcionado e movimentado em toda a circunferência do esôfago e do estômago, a critério do médico endoscopista. Dessa forma, o médico pode avaliar o tecido do revestimento esofágico, facilmente diagnosticando sua alteração para um outro tecido – Esôfago de Barrett.  Assim, um pequeno balão é usado para dimensionar adequadamente a luz do esôfago e seu diâmetro.   Após essa medição, o dispositivo BARRX é usado para realizar a ablação, através da aplicação de radiofrequência, do tecido anormal e patológico – chamado de Barrett.

O que é ESÔFAGO DE BARRET?

EXISTE SAÍDA...

O Esôfago de Barret geralmente se desenvolve como resultado da destruição da mucosa esofágica e da transformação do tecido esofágico associada ao dano ácido ou biliar. Se não tratado ou se não reconhecido, o Barrett aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento do câncer de esôfago.  Este procedimento de ablação ou remoção de células pode impedir que o tecido se desenvolva em um câncer. As células anormais são destruídas e novas células saudáveis ​​podem substituí-las.

PREPARAÇÃO

Para obter o benefício total do exame e permitir uma inspeção completa, o estômago deve estar completamente vazio. Isso significa que você não pode comer ou beber depois da meia-noite da noite anterior ao procedimento. Instruções específicas para preparação são fornecidas antecipadamente.

O PROCEDIMENTO

BARRX - POR ELETRODO

Esse procedimento é a nível ambulatorial, ou seja, alta após o exame. É realizado da mesma forma que uma endoscopia comum, com o paciente deitado no lado esquerdo.  O paciente é sedado. O endoscópio é introduzido, permitindo a avaliação médica do tecido esofágico, medindo a área que requer tratamento. O médico então inserirá um cateter de ablação BARRX no esôfago para fornecer energia apenas ao tecido anormal.

BENEFÍCIOS

Este procedimento pode minimizar ou impedir que células anormais se desenvolvam em uma condição cancerígena do esôfago.

ALTERNATIVAS

Biópsias frequentes do esôfago através de sucessivas endoscopias, podem ser feitas para procurar alterações celulares, mas isso não tratará a condição e as biópsias podem não serem realizadas onde as células já estão em condições mais avançadas para o câncer.

EFEITOS COLATERAIS E RISCOS

Os pacientes podem sentir algum desconforto,  dores no peito ou dificuldade para engolir, o que normalmente se resolve dentro de alguns dias. Seu médico lhe fornecerá medicamentos para esses sintomas. Sangramento, infecção e reação à anestesia podem ocorrer, mas são incomuns. Perfuração que requer cirurgia é rara. Devido à sedação, o paciente não deve dirigir ou operar máquinas pelo restante do dia seguinte ao exame.

CONCLUSÃO

BARRX  é um procedimento para tratar uma das consequências da DRGE – o Esôfago de Barrett. Condição esta pré cancerígena.  Então, o resultado desse tratamento pode minimizar o risco de desenvolver câncer de esôfago se você já é portador de Esôfago de Barrett. Para tratar a DRGE especificamente, pedimos que você leia sobre STRETTA – outra terapia por radiofrequência e tão simples como essa.   

 É extremamente importante que você continue com o seu tratamento para DRGE a longo prazo, conforme aconselhado pelo seu médico para evitar novos danos ao revestimento do esôfago.

OUTRAS INDICAÇÕES E APLICAÇÕES DO BARRX

Terapia para erradicação de angiodisplasia vascular antral (GAVE)

Terapia para erradicação de retopatia actínica pós radioterapia