fbpx

Equipe Multidisciplinar

ENDOSCOPISTA

medalmeO balão intragástrico é essencialmente um procedimento endoscópico. Todo o processo de introdução para o interior do estômago e sua extração, após o período que deve permanecer, depende da habilidade técnica do médico, que deve ser necessariamente um endoscopista. Você pode checar a informação se o médico é um endoscopista pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED _ no site www.sobed.org.br . Naturalmente, um médico endoscopista deve ter tido treinamento para esse procedimento e assim está apto a resolver às complicações eventuais do procedimento. Estudos mostram que o índice de complicações importantes ocasionadas pelo próprio balão beira a zero por cento. No entanto, se em mãos inabilitadas para realização do procedimento, este índice aumenta consideravelmente. Portanto, investigue quem será o profissional que realizará seu procedimento, pois isto é tão importante quanto saber aonde o fará, que, ao nosso ver, deve ser em ambiente apropriado a procedimentos endoscópicos. Nesse nível de segurança você será bastante beneficiado (a).

NUTRICIONISTA

Após o balão estar introduzido, o médico, em si, perde bastante poder sobre o manuseio dele. O médico deve te ajudar a sustentá-lo na câmara gástrica minimizando os efeitos colaterais que o balão traz pela sua presença, especialmente no inicio do tratamento. O médico pode prescrever medicamentos e orientar medidas comportamentais para tratar tais efeitos. Sabemos que o tratamento levará pelo menos 6 meses e o profissional que terá maior influência sobre você e seu processo de emagrecimento será certamente o nutricionista. Será um crasso erro você escolher um profissional nutricionista que não tenha lida com o balão intragástrico. Sabemos que, já que o balão está integro no estômago, a única coisa que poderá ser feita é alterar o tipo de dieta que será ingerida, não só para acelerar a perda de peso (hipocalórica), mas também para reduzir e tratar sintomas que podem ocorrer em todo o período que o balão permanecer. Sugerimos, veementemente, que você faça acompanhamento com nutricionista que já tem habilidade nesses tratamentos para obesidade.

PSICÓLOGO E PSIQUIATRA

Alguns pacientes se beneficiarão muito de uma terapia psicológica ou de tratamento medicamentoso para alguns distúrbios dessa área que afetam o ganho de peso. Não há sentido em tratar a obesidade se os fatores que a originam são de origem psicológica, tais como ansiedade, compulsões, depressões, traumas, distúrbios alimentares e etc. Qualquer distúrbio psicológico que seja compensado em comer deve ter um acompanhamento deste profissional para que surta o efeito que se espera. Por vezes, alguns pacientes têm essas alterações e distúrbios numa intensidade que apenas terapia não será suficiente. Quando isso é identificado será indicado um psiquiatra para que você seja avaliado (a) e possivelmente seja prescrito algum medicamento apropriado para o caso, no sentido de buscar o equilíbrio e compensar tais distúrbios, para que assim possamos buscar o tratamento da obesidade sem nenhum fator que sabote o emagrecimento.

PERSONAL TRAINER

DDD

A atividade física é, sem dúvida, um catalizador no processo de perda de peso no paciente balonado. Além de acelerar a perda, ele ajudará na substituição de massa gorda por massa magra. Isso trará um aspecto de emagrecido mais saudável no final do tratamento. No entanto, fazer atividades físicas de forma aleatória, sem orientação, pode, às vezes, trazer até malefícios em vez de benefícios. Sugerimos fazê-las orientadas por um profissional. Isso beneficiará não só seu aspecto físico, mas também seu aparelho cardiovascular e musculoesquelético. Se você não conhece profissionais dessa área poderemos sugerir alguns que confiamos.

ENDOCRINOLOGISTA

Há inúmeras doenças de caráter hormonal ou metabólico, clínicas e subclínicas, que podem retardar e prejudicar o emagrecimento, além de favorecer e facilitar o ganho de peso. Sabendo disso, eventualmente, nossa equipe solicitará que você faça uma avaliação com esse profissional, que tem melhor conhecimento para investigar tais distúrbios e tratá-los adequadamente. Isso não só beneficiará sua perda de pesa bem como toda sua qualidade de vida. Por vezes, esse profissional pode cooperar com prescrição de alguns medicamentos para beneficiar uma perda mais rápida, atuando sinergicamente ao balão intragástrico.

OPINIÃO DA EQUIPE

Nenhum tratamento medico alcança 100% de resultados positivos. E individualmente isso depende de inúmeros fatores intrínsecos e extrínsecos ao paciente. Mas, a nosso ver, suas chances de sucesso, nessa empreitada de emagrecer com o uso do balão intragástrico, aumentarão proporcionalmente à sua fidelidade e engajamento em seguir o protocolo do tratamento, que inclui o próprio balão, orientação nutricional, atividades físicas e se necessário acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Então, ajuste todos esses fatores, quais sejam, um balão de boa qualidade, um médico especialista em endoscopia, uma equipe multidisciplinar e atividades físicas orientadas para aumentar suas chances de resultados positivos e satisfatórios. Sabemos que o custo disso tudo é importante para nossos clientes, então, esse seria um quinto fator a ser considerado. Mas, mais importante que o valor do procedimento, é fazer valer a pena todo custo emocional, físico e financeiro para que no fim do tratamento você esteja feliz com o que ganhou, no caso, com os quilos que perdeu. Tenha apenas uma certeza, nós estaremos lhe apoiando nesse projeto de todas as formas que pudermos.