fbpx

RAFAELO® – TERAPIA PARA HEMORRÓIDAS

DOENÇA HEMORROIDÁRIA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hemorroida acomete mais de 50% da população mundial acima dos 50 anos. Vista como uma doença constrangedora por seus portadores, ela se dá em função da dilatação das veias que se encontram na parte final do intestino, na região anal. Com medo ou vergonha de procurar um médico e um tratamento, muitas pessoas acabam recorrendo a soluções caseiras de controle do problema. No entanto, segundo as especialistas, tal comportamento só piora o estado da doença e atrasa o tratamento.

A cirurgia das Hemorroidas é muito conhecida por ter um pós-cirúrgico em que o paciente sente muita dor, tem sangramento e um repouso prolongado. Essa cirurgia pode ter complicações como estenose, trombose e infecção. 

RAFAELO – TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA

Esta técnica já bastante utilizada na Europa, proporciona um tratamento minimamente invasivo, sem cortes, sem sangramento, sem dor na sua grande maioria, pode ser feito em 15 minutos, de forma ambulatorial e sob anestesia local e ou apenas sedação. O paciente tem alta após a recuperação anestésica e pode levar sua vida cotidiana normalmente.

O Dr. Yves Turke, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Cólegio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e coloproctologista, foi um dos pioneiros a trazer essa inovação para o Brasil. 

RAFAELO - PROCEDIMENTOS

COMO FUNCIONA

Trata-se de um equipamento chamado Rafaelo (F Care Systems), que emite rádio frequência, que quando em contato com as hemorroidas, causa fibrose e provoca a ressecção espontânea, por ressecamento das mesmas, em até 14 dias.

É uma técnica indicada para os graus menores de patologia hemorroidária, aquelas consideradas grau I e II, que apresentam muitos sintomas: desconforto e sangramento recorrente, configurando como uma alternativa para as técnicas tradicionais deste grau da patologia, tais como ligadura elástica ou esclerose tradicional. 

Consiste na aplicação de radiofrequência na base do mamilo hemorroidário, realizada em anestesia local com sedação. O paciente sai no mesmo dia do hospital, com desconforto mínimo ou nulo, e recuperação muito rápida.Existem casos de pacientes que acham que não foram submetidos a nenhum procedimento, tal é o conforto do procedimento, sem sentir ao menos qualquer incômodo! 

Embora é indicado para graus mais leves da patologia, pode muito bem ser aplicado a hemorroidas grau 3 e 4, na intenção de diminuir o tamanho dessas, reduzindo por consequência, os sintomas que grandes hemorroidas provocam.

É necessário um mínimo de cuidados pós-operatórios e é assegurado um rápido regresso às atividades diárias normais.

VANTAGENS

  • Tratamento ambulatorial
  • Sem cirurgia 
  • Somente anestesia local ou sedação leve
  • Retorno rápido às atividades diárias
  • Mínimo desconforto durante e após o procedimento
  • Nenhum ou sangramento mínimo após o tratamento.

.